Buscar
  • betatechjúnior

Por que adquirir o POP para sua empresa?

Vamos falar sobre Procedimento Operacional Padrão?


Procedimento Operacional Padrão (POP) é um meio da empresa garantir a qualidade de seus produtos e serviços, através da uniformização de suas atividades e da criação de padrões a serem seguidos pelos colaboradores.

Existem diferentes formas de padronizar processos, e essa atividade é fundamental para que a empresa tenha o controle do desenvolvimento de suas tarefas, atingindo assim as expectativas estabelecidas pela gestão de qualidade. A padronização permite o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua na sua empresa.

Além disso, existem outros benefícios muito atrativos para as organizações, como a redução de desperdício de recursos e adequação às medidas da Vigilância Sanitária, por exemplo.

Para entender como implementar a padronização de processos em seu negócio, continue a leitura.

Mas como funciona a padronização?

Procedimento Operacional Padrão, ou simplesmente POP, pode ser definido como um roteiro contendo informações detalhadas sobre as etapas e execução de um dado processo. A ideia de um Procedimento Padronizado tem seu início nos anos 40 com a necessidade de otimização de processos juntamente com um conceito chamado de Gestão de Qualidade Total. Esse conceito pregava desde metodologias de satisfação dos clientes a formas de produção otimizadas, sendo o diferencial entre a falência e o sucesso de grandes empresas, como a Toyota, que mantém seus princípios até os dias de hoje.

Ao padronizar as operações de uma companhia, as chances de desvios, falhas e erros são minimizadas e, por isso, essa prática está diretamente relacionada à qualidade, embora também exerça um papel fundamental na segurança.

Esse roteiro também pode conter ou estar anexado a outros tipos de orientações, como a IT, a NOP e as BPF:

  • IT (Instrução de Trabalho): apresenta informações mais específicas e ilustradas, focadas na aplicação das orientações do POP;

  • NOP (Norma Operacional Padrão): contém os padrões de conformidade de entidades regulamentadoras, como ISSO, Inmetro, Anvisa, Anatel, etc.;

  • BPF (Boas Práticas de Fabricação): abrangem um conjunto de medidas higiênicas, sanitárias e operacionais para garantir a qualidade, segurança e conformidade dos alimentos de acordo com as regulamentações técnicas prevista.


 

Deseja adquirir um POP de Higienização?

Faça seu DIAGNÓSTICO GRATUITO!

 



O POP pode ser adaptado a qualquer tipo de serviço?


Podemos dizer que um POP é bem eclético...Sim! Ele pode ser aplicado a qualquer negócio ou instituição. Essa ferramenta facilita a visualização de

processos como a produção, segurança e administração de uma empresa.


Serve além de tudo, como uma maneira de certificar aos clientes de uma empresa, a SERIEDADE e QUALIDADE dos serviços oferecidos. A aplicação do POP, traz fortes indícios de que o produto oferecido terá os resultados esperados pelo usuário.

Podemos observar a utilidade dos POPs na forma como administramos nosso negócio; é preciso que as tarefas a serem executadas estejam bem esclarecidas para todos os membros de nossa equipe. Da mesma maneira, a ferramenta deve ser aplicada na produção, no armazenamento e principalmente na segurança das atividades de uma empresa ou instituição.


Num atual cenário de pandemia, empresas e instituições que desejam progredir no mercado e na sociedade, devem estar atentas à limpeza adequada de instalações e equipamentos, prevenção de contaminações, treinamento e saúde dos funcionários, logística e, portanto higienização.

 

6 formas de proteger seu local de trabalho do coronavírus

 

Mas e a Legislação?


Para regularização das empresas do ramo alimentício, por exemplo, é necessária constante atualização dos processos envolvidos e adaptação da estrutura organizacional, se este for o caso. As resoluções que contemplam as normas de Boas Práticas visam a elaboração de requisitos mínimos para garantir a segurança dos colaboradores e de seus clientes. Veja alguns exemplos a seguir:



Tais resoluções tem como objetivo normatizar e assegurar a qualidade do serviço prestado, mantendo em dia as condições sanitárias envolvidas em diferentes setores do ramo alimentício, promovendo a padronização de processos, a manutenção da higienização da empresa sendo essa higienização definida pela limpeza em conjunto com a desinfecção, além do controle de riscos e do Manual de Boas Práticas de Fabricação.


Vice-presidência Beta Tech Jr.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo