fundo.png
 
Buscar
  • betatechjúnior

POP X MBP : diferenças e vantagens

O POP é um documento que visa manter a qualidade do produto e o Manual de Boas Práticas tem como objetivo a descrição da operação, estando adequado a legislação.

De acordo com a Resolução RDC ANVISA 216 de 2004, o Manual de BPF (Boas Práticas de Fabricação) deve estar acessível aos funcionários envolvidos e disponível à autoridade sanitária, quando requerido, sendo obrigatório. Devendo estar descritos:

  • Como é a empresa;

  • Quais são os produtos que a empresa vende;

  • Onde está localizada;

  • Como são as instalações físicas;

  • Quais são as principais operações ligadas à:

  1. Recebimento de produtos

  2. Armazenamento

  3. Pré Preparo dos Alimentos

  4. Preparo dos alimentos

Ou seja, o manual tem como objetivo descrever a sua operação de forma a se adequar à legislação, não se tratando de uma cartilha de como o estabelecimento deve ser. Logo, ao se conhecer a empresa o indivíduo irá conseguir formar uma ideia concreta de como é a sua operação e o que foi feito para que a legislação fosse atendida. Onde algumas características são essenciais para um manual, como:

  1. Descrever o que é feito;

  2. Seguir normas sanitárias;

  3. Ser específico respeitando as características do local.

Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), devem conter as instruções sequenciais das operações e a frequência de execução, especificando o nome, o cargo e ou a função dos responsáveis pelas atividades.

De acordo com a Resolução ANVISA RDC 275 de 2002, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos, devem desenvolver, implementar e manter para cada item relacionado abaixo, Procedimentos Operacionais Padronizados – POPs:

  1. Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

  2. Controle da potabilidade da água.

  3. Higiene e saúde dos manipuladores.

  4. Manejo dos resíduos.

  5. Manutenção preventiva e calibração de equipamentos.

  6. Controle integrado de vetores e pragas urbanas.

  7. Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens.

  8. Programa de recolhimento de alimentos.

Como exemplo para a utilização do POP, se tem o Mc Donald's, o qual tem lojas espalhadas em todo o mundo, no entanto, os seus produtos são iguais. Isso porque eles têm um POP para cada serviço e produto entregue.


E qual a vantagem de cada um?

O MBP é um documento imprescindível, exigido pela ANVISA para diversos estabelecimentos, principalmente alimentícios, tendo como vantagens:

- Padronização e qualidade dos produtos;

- Diminuição de desperdícios;

- Facilidade da adaptação de funcionários;

- Otimização do layout do maquinário e utensílios ( para evitar contaminação cruzada, circulação de ar inadequada e problemas de armazenamento);

- Higiene e segurança do consumidor.


Qualquer tipo de procedimento PODE e DEVE ter um POP. Veja alguns benefícios que justifiquem essa prática:

- Padronizar a execução das atividades;

- Melhorar a qualidade dos produtos;

- Facilitar a integração de novos colaboradores;

- Diminuir a incidência de acidentes de trabalho;

- Metodologia amadurecida;

- Melhor relação custo x benefício.



REFERÊNCIAS

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC nº 275 de 21 de outubro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das boas práticas de fabricação nesses estabelecimentos. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/anexos/anexo_res0275_21_10_2002_rep.pdf. Acesso em 29 jul 2022.


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. [acesso 26 jan 2010] Disponível em: Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.html. Acesso em 29 jul 2022.


Descubra os 6 principais benefícios que o Manual de BPF pode trazer a sua empresa e as consequências de não elaborá-lo!. [EJEQ], 15 ago. 2020. Disponível em: https://www.ejeq.com.br/beneficios-bpf/. Acesso em: 29 jul. 2022.


POP: saiba o que é Procedimento Operacional Padrão e para que serve. [NORTEGUBISIAN], 9 abr. 2019. Disponível em: https://www.nortegubisian.com.br/blog/pop-saiba-o-que-e-procedimento-operacional-padrao-e-para-que-serve/. Acesso em: 29 jul. 2022.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo