fundo.png
 
Buscar
  • betatechjúnior

HIGIENE DOS ALIMENTOS: O QUE VOCÊ PODE ESTAR ERRANDO?

A higiene alimentar diz respeito aos cuidados relacionados ao manuseio, preparação e armazenamento dos alimentos de modo a diminuir o risco de contaminação e ocorrência de doenças, como a intoxicação alimentar, por exemplo.


Na hora de escolher e consumir um alimento, não é só o valor nutritivo que conta. É muito importante observar as condições de higiene em que ele se encontra.



Segundo o Ministério da Saúde, atualmente no mundo, estima-se que uma em cada dez pessoas adoecem após consumir alimentos contaminados, e que 420 mil pessoas morrem a cada ano, sendo que crianças menores de 5 anos são as mais afetadas, com 125 mil mortes anuais.


COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO?


A higiene alimentar leva em consideração o prazo de validade do alimento, condições de armazenamento, tempo de consumo e formas de manuseio do alimento. Dessa forma, é possível evitar qualquer contaminação e preservar o bem-estar das pessoas. Para isso é recomendado:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos;

  • Evitar usar utensílios de madeira na preparação da comida, pois esse tipo de material favorece a proliferação de microrganismos;

  • Na hora de preparar os alimentos, prender os cabelos e não usar anéis, pulseiras, brincos e relógios, por exemplo;

  • Ter atenção à higiene pessoa, fazendo a barba regularmente e mantendo as unhas curtas e limpas;

  • Evitar usar maquiagem na hora de preparar os alimentos;

  • Manter a pia e a cozinha limpas, evitando a proliferação de fungos e bactérias;

  • Lavar bem as frutas, verduras e legumes antes de armazená-los e antes de serem consumidos.

  • Armazenar os alimentos na temperatura correta para evitar a proliferação de microrganismos.

Você que é microempreendedor e precisa de ajuda para criar seu Manual de Boas Práticas, uma vez que o mesmo é exigência da ANVISA, está no lugar certo!!

A BETA TECH JR. é uma empresa voltada para o setor, que lhe auxiliará nas documentações regularizdas, através de um trabalho minucioso de revisão bibliográfica e manual de boas práticas.


Entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma reunião diagnóstica!




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo