Buscar
  • betatechjúnior

5 dicas para sua farmácia empreender na pandemia e pós pandemia

Atualizado: 19 de nov. de 2020



Desde as primeiras evidências do Sars-Cov-2 e sua consequente disseminação acelerada pelo mundo, já era esperado pelos grandes economistas que junto a Pandemia também surgisse uma crise econômica, a qual vem se agravando constantemente à medida que a vacina contra o vírus está em desenvolvimento.


Nesse momento onde o isolamento social se fez extremamente presente e necessário, os comércios locais foram obrigados a fecharem as portas por período indeterminado ou trabalharem de forma reduzida e adaptada. A grande preocupação dos empresários é como manter o funcionamento do seu negócio frente às despesas e a queda do tráfego de pessoas durante essa pandemia.


No entanto, quando falamos de serviços essenciais de saúde, esses não podem deixar de funcionar, mas isso não quer dizer que não sofrerão com os impactos da crise econômica. Embora a farmácia clínica seja a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde e também um importante aliado na prevenção e combate ao Coronavírus, o número de pessoas em circulação nesse ambiente também obteve um decréscimo significativo por diversos fatores.


Um desses fatores e talvez o mais preocupante entre os médicos especialistas é devido ao número de pacientes com doenças crônicas que abandonaram seus tratamentos, seja com um farmacêutico clínico auxiliando em seu caso ou com a interrupção dos medicamentos para não ter que se deslocar até a farmácia para adquiri-los.


Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o número de mortes em domicílio por doenças cardiovasculares teve um aumento de cerca de 32%, comparando os períodos de Março a Junho de 2019 e 2020.


Quando se trata de uma pandemia, onde as pessoas são orientadas a adotar o regime de isolamento social, uma das causas que levam o paciente a abandonar o tratamento é o receio de se deslocar para realizar sua consulta de rotina, seja com o médico ou o farmacêutico clínico responsável, ou para adquirir seu medicamento na drogaria, o que poderia ser solucionado pelo atendimento online e pela entrega à domicílio.


Este é um caso clássico de queda nos negócios farmacêuticos, e é por isso que vale a pena continuar a leitura a partir daqui. Vamos te apresentar 5 dicas para alavancar os negócios na sua farmácia durante a pandemia e no pós-pandemia.



1. Hora de investir no marketing

Muitos clientes realizam compras por impulso mesmo quando possuem uma lista detalhada do que precisam no momento e, durante o período pandêmico esse tipo de venda caiu drasticamente em todo tipo de comércio.


Para tentar contornar essa situação, é necessário que o cliente veja e entenda quais produtos estão em oferta, quando é vantajoso comprar em maior quantidade e quais são as vantagens por adquirir aquele item. O marketing é fundamental nesse momento para atrair não somente esses consumidores impulsivos, mas também atingir um novo público que poderá se fidelizar graças a esses recursos visuais.


O desenvolvimento de mídias digitais nas principais redes sociais (como Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin) são essenciais para atingir o público jovem e o consumidor que ainda segue às normas de isolamento. Para isso, invista em materiais interativos, em Marketing Orgânico, Marketing de Guerrilha e a identificação das personas que frequentam sua farmácia. Porém, deve-se investir também em um ambiente atrativo e informativo, mostrando ao cliente que ele está seguro em seu estabelecimento.



2. Identifique os principais problemas para antecipar possíveis soluções


Definir os desafios do seu negócio e fazer um amplo planejamento com base em diferentes cenários é essencial para esse momento atípico e incerto. Traçar planos e metas é importante para se preparar para qualquer eventualidade. Uma boa estratégia e orientação são essenciais durante esse cenário pandêmico, e para isso, a consultoria em Gestão e Empreendedorismo Farmacêutico oferecida pela Beta Tech Júnior é um meio de continuar abrindo horizontes para sua empresa.


A inovação nas estratégias podem partir de diversos pontos, por exemplo:

  • busque negociar com fornecedores os melhores preços para compras menores;

  • exponha seu lado e negocie uma estratégia para comprar com mais frequência ao invés de montar um grande estoque que duraria por meses exigindo um grande investimento;

  • Identifique com seu fornecedor quais produtos podem ser substituídos por marcas nacionais ou de menor visibilidade, mas que proponham a mesma qualidade de entrega para o consumidor.

DICA: Até o fim da pandemia é de extrema importância estabelecer parcerias duradouras e confiáveis para criar uma estabilidade no mercado local e garantir a fidelização de seus clientes.

 

Confira as dicas da Beta Tech de como ser produtivo

e gerenciar melhor seu tempo

 

3. Adote soluções tecnológicas em toda a empresa



Nesse momento de isolamento social, tente adotar medidas que deixem seus colaboradores mais seguros, mas não deixe a comunicação de lado. Utilize bastante as plataformas online para se reunir com seus colaboradores e traçar objetivos claros e específicos, além de empregar capacitações para a sua equipe.


Reuniões de negócio online com seus fornecedores podem gerar bons resultados. Não só seus fornecedores e seus colaboradores podem estar inclusos neste tópico mas também seus pacientes. Consultas e acompanhamentos remotos auxiliam bastante às pessoas do grupo de risco que não podem se deslocar, o que diminuiria a questão do abandono de tratamento.


Muitas farmácias adotaram a estratégia de delivery de medicamentos nessa pandemia, o que vem sendo um importante aliado das vendas. É importante ressaltar que esse método trouxe certa comodidade para os consumidores e a possibilidade de que esse sistema continue mesmo no pós pandemia é bem alta. Portanto, vale a pena investir neste recurso.



4. Capacite sua equipe quanto a Covid-19

Tenha sua equipe muito bem treinada com relação às questões da Covid-19, como o meio de contágio, os grupos que são mais vulneráveis a infecção e como lidar com eles, suas formas de prevenção e afins. Ter colaboradores preparados para enfrentar qualquer situação é um grande diferencial para seu negócio, tanto para orientar corretamente seus clientes quanto para tirar eventuais dúvidas.


Não obstante, uma boa higienização de seu ambiente de trabalho é fundamental para evitar a disseminação do vírus, seguindo POPs (Procedimentos Operacionais Padrões) como os desenvolvidos pela Beta Tech. Além do ambiente, a exposição e entrega do produto devem ser realizados com cautela, para garantir a segurança do cliente, e também da sua equipe de colaboradores.


 

6 formas de proteger seu local de trabalho

do coronavírus

 

5. Empatia, ética e sustentabilidade


É certo que o padrão de consumo de seus clientes mudará muito após esse período e, com o hábito das compras online, será preciso despertar novamente a vontade do seu cliente de ir até o seu estabelecimento. Para que isso aconteça, é necessário um ambiente amigável que mostre ao cliente a importância que ele possui. Manter o bom humor durante o atendimento e desenvolver um ambiente organizado e chamativo é um diferencial para seu negócio.


O consumo de itens descartáveis é visto com maus olhos em nosso contexto de desenvolvimento e a partir disso pode-se investir em alternativas como máscaras com a logo da empresa, copos e talheres individuais para cada funcionário, reciclagem de materiais e apoio à famílias que se mantém através desses recursos. A transparência da empresa também auxilia na conquista desses novos clientes que se preocupam cada vez mais com a higiene, apoio à causas sociais e consciência ambiental.


Presidência Beta Tech


 

Gostou? Saiba mais sobre a importância da biossegurança no ambiente de trabalho!

 

154 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo